Íris

        Realizado por Richard Eyre em 2001, Íris é um filme que retrata a história verídica do romance de toda uma vida da escritora, filósofa Iris Murdoch com o seu marido John Bayley, desde os seus dias de estudante universitária até à sua batalha com a doença de Alzheimer.

    A história decorre no princípio dos anos 90, quando Íris, vista como uma das principais romancistas da sua época, começa a sentir as primeiras manifestações dadoença de Alzheimer, que a levaria a perder as suas faculdades.

   No princípio ela começa a esquecer-se das palavras, o que se revela uma experiência frustrante. Em seguida, perde mais do que as palavras, deixa de conseguir escrever e falar coerentemente. O marido John é, então, impelido para o papel de cuidador. Há alturas em que ele sente que não é capaz de suportar esta situação, mas o amor pela mulher é tal que não a abandona.

No link abaixo, pode consultar mais informações acerca deste emocionante filme:

www.ebah.pt/content/ABAAABqwAAG/filme-iris-relato-caso

E para além do link deixo uma ficha de trabalho com as respetivas respostas sobre este filme, feitas por duas antigas alunas da disciplina de Psicopatologia:

Enunciado

Correção

 

Para quem quiser assitir a este filme aqui fica: