Memento

 

    “Memento” é um filme norte americano de 2000, escrito e dirigido por Christopher Nolan, baseado no conto "Memento Mori" de seu irmão, Jonathan Nolan. É estrelado por Guy Pearce como Leonard Shelby, um homem que sofre de amnésia anterógrada, impossibilitando que ele adquira novas memórias. Durante os créditos iniciais, (que mostram o final da história) Leonard é visto matando Teddy (Joe Pantoliano). O filme sugere que essa morte foi uma vingança pelo estupro e assassinato de sua mulher (Jorja Fox) baseado na informação dada por Natalie.

    O filme é muito usado para mostrar a diferença entre enredo e história. Os eventos são separados em duas narrativas: uma em cores, e a outra em preto e branco. As sequências a preto e branco são apresentadas em ordem cronológica, mostrando Leonard conversando com um desconhecido pelo telefone em um quarto de motel. A investigação de Leonard é mostrada nas sequências em cores, que são apresentadas em ordem reversa. No momento que cada sequência começa, o público não sabe os eventos precedentes, do mesmo modo que Leonard, deixando o espectador com a sensação de confusão. No fim do filme as duas narrativas convergem e nós entendemos a investigação e os eventos que levaram a morte de Teddy.

Este é um filme que põe à prova o próprio cérebro do espetador e deixa a oportunidade de construir uma conclusão e uma explicação para todo o enredo.



Pode consultar mais informações acerca do filme/ documentário:
 
E para além do link deixo uma ficha de observação do filme com mais informações e esta serve também para nos fazer pensar no que acontece a uma pessoa que sofre amnésia antrógrada:

 

 
E por fim deixo o trailer deste filme: