5 dicas infalíveis para construir um rapport

18-04-2015 22:04

A comunicação não-verbal é muito importante para nosso dia-a-dia. Segundo o psicólogo Albert Mehrabian, 93% da nossa comunicação é não verbal, sendo 55% linguagem corporal + micro expressões. Com essa informação podemos perceber o quanto de comunicação perdemos ao deixar de lado a linguagem corporal, pois quando estamos na escola só aprendemos a nos comunicar verbalmente.

Construir um rapport é essencial para obter um relacionamento de confiança com seus clientes! Se você é Empreenderdor, Coach, Psicólogo ou trabalha com pessoas diariamente, você precisa criar relacionamentos de confiança, e, por isso, entender a linguagem corporal do outro é muito importante. Tenho certeza que durante sessões ou em reuniões alguns clientes demoram para sentir confiança. Como é possível criar uma conexão instantânea? Nesse artigo vou te dar 5 dicas de como criar um rápido relacionamento de confiança.

1.Rapport
Todos nós gostamos de nos relacionar com pessoas com quem nos parecemos ou com quem admiramos. Para criar um rapport, é preciso criar uma conexão com o outro e, também, é preciso que o outro conecte-se com você. Criar esta conexão significa efetuar uma troca com o interlocutor, demonstrando sinais de semelhança entre vocês. O modo mais utilizado hoje para se alcançar essa semelhança é o espelhamento. O simples fato de você relacionar a sua linguagem corporal com a do seu cliente, imitando sutilmente seus gestos e sua postura, cria, desde o início da conversa, uma grande empatia. Isto porque as pessoas gostam de relacionar-se com quem elas se parecem. Outra forma de criar empatia consiste na criação de conexão com o outro através da adequação do seu tom de voz ao tom de voz da pessoa, bem como da adequação da sua respiração à dela.

2. O poder da cadeira
Pode acreditar, o lugar aonde você se senta influencia no comportamento do seu cliente! O pior lugar para sentar-se é de frente ao outro, pois quando sentamos frente a frente, as pessoas tendem a se ater menos no que está sendo dito, enunciam sentenças mais curtas e falam menos do que frequentemente. Pesquisas mostram, por outro lado, que quando sentamos em uma posição angular, as pessoas ficam propensas a falar mais. Então, quando um cliente for no seu escritório, coloque duas cadeiras do outro lado da mesa para que o seu cliente fique posicionado em diagonal à sua cadeira (que estará centralizada). Caso esteja em uma mesa redonda, sente-se ao lado do seu cliente.

3. Aperto de mão
Pesquisas afirmam que o aperto de mão equivale a 3h de conversa, isso porque o poder do toque é muito forte e facilita a sua conexão. Sempre que possível inicie uma conversa com um aperto de mão. Qual o aperto de mão ideal? O aperto de mão na vertical significa igualdade, entendimento e respeito. Já o aperto de mão efetuado com a palma virada para baixo significa que a pessoa está se sentindo confiante, sentindo se sob o controle da situação. Se a palma estiver virada para cima, a pessoa pode estar demonstrando falta de confiança, submissão ou insegurança. O aperto de mão ideal é o vertical: primeiro, assegure-se que ambas mãos estão em linha reta; segundo, aplique a mesma pressão que você recebe, nem mais forte nem mais fraco. O aperto de mão é utilizado para dizer olá, adeus ou selar um acordo, é, portanto, um ato de comunicação positiva.

4.Mostre suas mãos
As mãos são indicadores de confiança, então mantenha elas visíveis o máximo possível. Inconscientemente nosso cérebro olha primeiro para as mãos das outras pessoas - este é um comportamento que apresentado desde o tempo das cavernas, quando queríamos saber se a outra pessoa estava carregando uma arma ou não. Por isso, se suas mãos não estiverem visíveis, vai ser muito difícil que o seu cliente confie desde já em você. Logo, mostre o máximo possível das suas mãos, evitando deixa-las em baixo da mesa ou dentro do bolso. Evite, também, ficar de braços cruzados ou sentado sobre as mãos. Continue mostrando a sua mão sempre.

5.Toque no cotovelo
Essa dica vale por todas as outras acima mencionadas. Você precisa ter muito cuidado ao utilizar este gesto, pois não é em toda situação que se pode utilizá-lo. O toque no cotovelo é um gesto muito poderoso. O cotovelo é uma área neutra, não é uma parte muito intima. O toque é utilizado para criar rapport, confiança, proximidade e, também, pode liberar ocitocina, o hormônio do amor. Por isso o toque é bastante poderoso. Uma experiência feita por cientistas comprovou que 68% das pessoas que foram tocadas no cotovelo por um desconhecido foram mais honestas com o interlocutor.

Fonte: www.administradores.com.br/artigos/